AtlasEdge inaugura primeiro data center em Oeiras com mais dois a caminho. Investimento previsto é de 500 milhões
A empresa, com diversas instalações na Europa, inaugurou em Oeiras a primeira infraestrutura portuguesa, garantindo ainda 253 milhões de euros em financiamento verde para a expansão do campus.
A AtlasEdge inaugurou esta terça-feira o primeiro data center em Portugal — o LIS001, localizado em Carnaxide, Oeiras. Com um investimento que ascenderá aos 500 milhões de euros, a empresa europeia de data centers, sediada em Londres, reforça assim a sua presença no mercado ibérico, onde já conta com várias instalações deste tipo em Espanha, e dá início à criação de um campus tecnológico de última geração na região de Lisboa.
O LIS001 tem 5,1 MW de capacidade e ocupa uma área de 3.162 metros quadrados, numa infraestrutura equipada com tecnologia de ponta e elevada resiliência operacional. O centro foi concebido para assegurar escalabilidade energética, permitindo às empresas aumentar o consumo de energia de forma eficiente e sustentável, e garante ainda rotas alternativas de ligação, reforçando a conectividade e redundância da rede.
A empresa conta não ficar por aqui e anunciou um plano de expansão em três fases, que prevê a construção de mais duas unidades — LIS002 e LIS003 — no mesmo campus, totalizando 30 MW de capacidade instalada. Para os próximos sete anos, a empresa anunciou ainda ter garantido 253 milhões de euros em financiamento verde (alocado a projetos sustentáveis), destinados ao desenvolvimento deste campus de data centers.
Os bancos Santader e ING lideraram o financiamento do projeto, enquanto a empresa procura já novos financiadores para apoiar as próximas fases de desenvolvimento.
“O lançamento de Lisboa, a expansão com o LIS003 e este financiamento verde representam um momento de impulso com propósito. Estamos a construir um campus sustentável, escalável e estrategicamente localiza...
Consultar artigo completo em ECO




