RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

2 de agosto de 2025 - Executive Digest

“Não se trata de salários ou prémios apetecíveis, mas um ás de trunfo”: responsável da Integer revela estratégia para reter e atrair talento no setor do TI em Lisboa

“Não se trata de salários ou prémios apetecíveis, mas um ás de trunfo”: responsável da Integer revela estratégia para reter e atrair talento no setor do TI em Lisboa

A Integer – empresa de outsourcing de TI, de serviços de cibersegurança e também de desenvolvimento de software à medida – foi ‘obrigada’ a pensar fora da caixa para resolver um problema cada vez mais constante: a falta de habitação em Lisboa, o que potenciou as dificuldades para contratar ou manter os talentos. 

Assim, avançou para o Integer Living Hub para dar uma solução ao “entrave constante” perante a falta de casa. O espaço – um coworking e seis apartamentos mobilados – tornou-se um “ás de trunfo” para atrair profissionais de topo, revelou Rúben Santos, Head of Outsourcing Services na Integer Consulting, em entrevista exclusiva à ‘Executive Digest’.

1. A criação de habitação disponibilizada para os trabalhadores do setor é um ‘ás de trunfo’ para a empresa, sobretudo face às dificuldades vividas em Portugal neste particular?

Sem dúvida. O Integer Living Hub — inaugurado em maio de 2024 — foi uma resposta direta ao que víamos acontecer durante o recrutamento: estrangeiros altamente qualificados e com vontade de trabalhar connosco em Portugal, porém bloqueados por situações habitacionais como rendas e cauções elevadas.

Então, se a casa era um entrave constante, era obrigatório arranjar uma solução. Assim, desenhámos um espaço — inclui coworking e seis apartamentos mobilados — na zona central da Portela (a 10 minutos de Lisboa), que está disponível entre seis a nove meses, ou seja, até as pessoas encontrarem o alojamento ideal.

Em rigor, esta iniciativa foi uma medida estratégica, uma espécie de xeque-mate, porque, ao resolvermos o problema da residência, o onboarding é mais rápido e o colaborador chega tranquilo e está 100% concentrado na sua atividade e não ansioso para saber onde vai dormir nos tempos que se seguem.

Portanto, sim, o Integer Living Hub é um ‘às de trunfo’. Todavia, é acima de tudo uma questão de responsabilidade: se pretendemos atrair e manter profissi...

Consultar artigo completo em Executive Digest