RSS

Notícias e novidades em tecnologia e recrutamento

Guardar
13 de fevereiro de 2026 - Tek SAPO

Ensino Profissional: abertura de 400 novos Centros Tecnológicos Especializados deve estar concluída até março

Ensino Profissional: abertura de 400 novos Centros Tecnológicos Especializados deve estar concluída até março

Os novos Centros Tecnológicos Especializados (CTE) estão a ser abertos em escolas de todo o território nacional com 500 milhões de euros de investimento do PRR.

Ainda esta semana foram inaugurados novos centros tecnológicos na Escola Secundária Sá de Miranda, em Braga, e na Escola Secundária D. Maria II e Escola Secundária Alberto Sampaio. Fazem parte de um grupo de 400 Centros Tecnológicos Especializados (CTE) que o Governo quer abrir até final de março, e que contam com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O investimento total é de 500 milhões de euros e o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, destaca a "grande valorização" que esta iniciativa representa para o ensino profissional. Na abertura dos novos centros o ministro garantiu que os prazos estão a ser cumpridos e que concretizam uma "grande transformação no ensino profissional", conforme citado em comunicado.

Segundo o executivo, "os centros visam potenciar a inovação e a excelência no ensino secundário, assegurando formação prática e tecnológica alinhada com as necessidades das empresas, das comunidades e dos territórios". Os CET promovem também "a articulação entre escolas, tecido empresarial e comunidade, estimulando competências técnicas, criatividade e espírito empreendedor nos jovens".

A necessidade de reforçar as competências técnicas está identificada, com o reforço do talento a fazer parte das estratégias para o digital, entre as quais a Agenda Nacional para a Inteligência Artificial.

Perto de um terço da população portuguesa está acima do nível básico de competências digitais, de acordo com o indicador global de literacia digital da Comissão Europeia (Digital Skills Indicator 2.0), que tem como referência dados de 2025 e que é a base do relatório Competências digitais da população e das empresas em 2025.

Um estudo ...

Consultar artigo completo em Tek SAPO

Newsletter
Newsletter
Estas notícias no teu email aqui!