RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

Guardar
4 de maio de 2026 - Diário de Notícias

Incentea: O “dinossauro” tecnológico de Leiria que se reinventou com IA para duplicar dimensão

Incentea: O “dinossauro” tecnológico de Leiria que se reinventou com IA para duplicar dimensão

Carlos Vaz explica como a multinacional nascida no centro do país pretende atingir os 50 milhões de euros de volume de negócios, combatendo o “caos” organizacional.

A Incentea fechou o ano de 2025 com uma receita consolidada de 24 milhões de euros e um crescimento de 5,4%. Para Carlos Vaz, diretor de Marketing e especialista em IA da empresa de consultoria digital sediada em Leiria, este resultado é fruto de uma decisão estratégica clara: “Concentrarmo-nos naquilo que é o nosso core - alienámos empresas que não eram o nosso core e isso permitiu-nos estar mais focados.” Este foco é o combustível para a meta assumida de duplicar o negócio até 2027, transformando este “dinossauro” tecnológico, como o próprio diretor o define, pois caminha para os 40 anos de existência, num líder da Inteligência Artificial aplicada à gestão.

Esta ambição de crescimento é sustentada por uma mudança de patamar na própria organização. Carlos Vaz destaca que o grupo já não joga na liga das pequenas empresas, tendo ganhado uma robustez que lhe permite enfrentar desafios de maior escala. “A Incentea passou de uma PME para uma small mid-cap”, diz o executivo, sublinhando que este salto de dimensão é essencial para acompanhar a aceleração tecnológica imposta pela cloud e pela Inteligência Artificial, as novas ferramentas da empresa que ajuda outras organizações a adaptarem-se ao desafio da transformação digital.

Presente em Portugal e Espanha, mas também França, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde, a Incentea é hoje uma verdadeira multinacional. Conseguiu-o através de uma estratégia de M&A (fusões e aquisições) bem planeada que serviu, também, para “incorporar o conhecimento” de décadas e depois “desenvolver as ferramentas adaptadas às novas necessidades”, diz Carlos Vaz.

A expansão ibérica é outra peça fundamental do puzzle. Com a integração da Dragomar, a Incentea ...

Consultar artigo completo em Diário de Notícias

Newsletter
Newsletter
Estas notícias no teu email aqui!