RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

Guardar
1 de junho de 2026 - Expresso

Dona do Novo Banco abre centro de competências em Portugal e diz que o país se tornou estratégico para o grupo BPCE

Dona do Novo Banco abre centro de competências em Portugal e diz que o país se tornou estratégico para o grupo BPCE

O grupo BPCE, que comprou o Novo Banco, inaugurou em Moscavide um centro de competências da sua subsidiária Natixis. Ministro das Finanças diz que é “um sinal de confiança no país”

O presidente executivo do BPCE, dono do Novo Banco, afirmou esta sexta-feira que Portugal se tornou um país estratégico para o grupo bancário francês, sendo agora o seu segundo mercado, e prometeu apoiar a economia portuguesa a pensar no longo prazo. "A recente aquisição do Novo Banco dá uma nova dimensão ao BPCE aqui em Portugal, estamos a criar uma plataforma bancária mais ampla" que dá "uma maior capacidade para apoiar a economia portuguesa", referiu o presidente executivo, Nicolas Namias, referindo-se aos investimentos que o grupo está a fazer em Portugal, com o Novo Banco e com o crescimento da empresa Natixis.

Portugal "tornou-se um país estratégico para o grupo BPCE", disse Namias, que está hoje em Portugal para inaugurar em Moscavide, concelho de Loures, junto ao Parque das Nações, um centro de competências da Natixis, que pertence ao BPCE.

O BPCE comprou o Novo Banco em abril por €6700 milhões aos anteriores acionistas, o fundo norte-americano Lone Star, que detinha 75% do capital, e ao Estado português, que tinha uma participação de 25%.

"Queremos crescer aqui ao longo do tempo de uma forma sustentável", afirmou Namias, dizendo que o papel de um banco passa por apoiar a economia onde está presente. "Essa é a definição de um banco: apoiar a economia onde operamos. Foi o que fizemos em França nos últimos 200 anos. É isso que vamos fazer agora em Portugal", prometeu.

No caso de Portugal, o líder do grupo francês salientou como fatores atrativos o facto de ter "uma economia forte", uma "taxa de crescimento sempre acima" da área do euro, indicadores económicos fortes e contas públicas equilibradas.

MIRANDA SARMENTO: INVESTIMENTO É “SINAL DE CONFIANÇA” EM PORTUGAL<...>

Consultar artigo completo em Expresso

Newsletter
Newsletter
Estas notícias no teu email aqui!