RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

28 de março de 2021 - Diário de Notícias

Falta de profissionais nas TI faz disparar salários em Portugal

Falta de profissionais nas TI faz disparar salários em Portugal

Com o teletrabalho a facilitar a economia global, multinacionais recrutam cada vez mais profissionais de TI em Portugal, com salários mais elevados. Um problema para as tecnológicas nacionais, que correm risco de perder os melhores talentos.

O problema não é novo. A escassez de recursos humanos qualificados nas áreas tecnológicas há muito que se fazia sentir, sobretudo na Europa. Já uns anos antes da pandemia, estudos apontavam que faltariam, em 2020, entre 800 mil e um milhão de profissionais de Tecnologias de Informação (TI) para responder às necessidades das empresas. A crise sanitária provocada pela Covid 19, que forçou o mundo a adaptar-se rapidamente ao teletrabalho, veio agravar esta tendência, pois muitas empresas aceleraram os seus projetos de digitalização.

"A falta de recursos humanos em TI já era uma realidade, a pandemia só veio acelerar esta situação. Há multinacionais, com origem nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Holanda, entre outros locais, a recrutar em Portugal, muitas vezes através das redes sociais, como é o caso do Linkedin, e que fazem ofertas muito aliciantes aos talentos nacionais", afirma Pedro Santos, diretor de Incubação e Aceleração do Instituto Pedro Nunes (IPN), situado em Coimbra.

Este responsável fala mesmo em "caça ao talento", uma vez que os profissionais portugueses são muito conceituados internacionalmente, por terem um excelente nível de formação. Ora, como o teletrabalho, tendência que parece ter vindo para ficar definitivamente, anula a importância do factor proximidade, o mercado do recrutamento tornou-se ainda mais global. A vantagem para os empregadores internacionais é clara: salários mais baixos por recursos qualificados. A vantagem para os talentos nacionais "assediados" também é compreensível: mais salário e maior reconhecimento no currículo. Resta saber como ficam as empresas nacionais face a esta procura desajustada.

Para as empresas que trabalh...

Consultar artigo completo em Diário de Notícias