RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

6 de maio de 2021 - Jornal de Negócios

ISCTE vai instalar quinta escola em Sintra, focada em cursos ligados à tecnologia

ISCTE vai instalar quinta escola em Sintra, focada em cursos ligados à tecnologia

A quinta escola do instituto universitário será instalada na Portela de Sintra. A cedência de um terreno para a construção da escola já foi aprovada pela Assembleia Municipal de Sintra. 

O ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa vai contar com uma quinta escola, focada na área das tecnologias digitais. As novas instalações vão ficar na Portela de Sintra, transformando-se na "primeira instituição universitária na coroa norte da Área Metropolitana de Lisboa". A partir de 2026, após a construção da escola e da aprovação dos cursos, o ISCTE prevê acolher entre 2.500 a 3 mil estudantes neste novo pólo.

A Assembleia Municipal de Sintra já deu luz verde à cedência de um terreno na Portela de Sintra, situado a cinco minutos da estação de comboio que faz a ligação à capital, detalha o comunicado. A construção destas instalações vai ser concretizada no âmbito de uma parceria com a Câmara de Sintra, presidida por Basílio Horta, que prevê ainda "o apoio às despesas de desenvolvimento do projeto".

Na mesma nota, o ISCTE explica que a nova escola - designada ISCTE-Sintra - será uma escola de tecnologias digitais aplicadas, que disponibilizará "dez cursos que combinam ciências digitais com arte, património, tecnologias educativas, gestão, indústria, serviços e cibersegurança". 

"No concelho de Sintra registam-se particulares dificuldades de acesso dos jovens ao ensino superior precisamente pelo défice de oferta de ensino de proximidade e pela ausência de instituições universitárias e politécnicas em toda a coroa norte da AML", explica Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do ISCTE. "Na região Norte há uma maior dispersão da oferta de ensino superior; são cerca de 56% os estudantes que frequentam as instituições da cidade do Porto; mas em Lisboa a concentração na cidade é de 83%", compara a reitora. 

"Como esta centralização nunca foi combatida por políticas públicas, o ISCTE, em...

Consultar artigo completo em Jornal de Negócios