RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

28 de março de 2023 - Dinheiro Vivo

Empresas usam meios ilegais para controlo do teletrabalho

Empresas usam meios ilegais para controlo do teletrabalho

Mais de metade dos profissionais das atividades intelectuais impedidos de estar em modo remoto por imposição do patrão, revela o relatório elaborado para a UGT.

Cerca de metade dos trabalhadores à distância (49,3%) indicaram que a entidade empregadora recorreu a soluções eletrónicas para controlo horário do teletrabalho que violam as diretrizes da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), segundo o "Estudo sobre o teletrabalho e os seus desafios na nova conjuntura", encomendado pela UGT e coordenado pelo professor do ISCTE-IUL e antigo secretário de Estado socialista, Paulo Pedroso. O inquérito a que o Dinheiro Vivo teve acesso é apresentado esta terça-feira na sede da intersindical.

"As práticas mais frequentes, como envio de emails e/ou SMS periodicamente e software de registo do início e fim da atividade laboral e pausas (71% e 38% respetivamente), não colidem com o que foi definido pela CNPD. É, contudo, significativa a proporção de inquiridos que reportam que lhes foi solicitada a manutenção da câmara de vídeo permanentemente ligada e que dizem ter havido recurso a software de captura de imagem do ambiente de trabalho", revela o mesmo inquérito. Segundo os dados recolhidos, 21% dos trabalhadores em modo remoto referem que a empresa lhes exigiu a câmara de vídeo permanentemente ligada e 19% indicam a existência de software de captura de imagem do ambiente de trabalho.

"O aumento extraordinário do recurso ao teletrabalho, num contexto de imposição" pandémica "e a falta de preparação das entidades empregadoras, a par da ausência de exemplos de soluções que possam ser empregues são fatores que poderão explicar o nível de respostas dos inquiridos que referem o recurso a estes dispositivos", esclarece o relatório. "Independentemente dos fatores explicativos, dada a não admissibilidade destes dispositivos e os riscos acrescidos da não proteção dos dados pessoais dos trabalhadores e de violação da sua pri...

Consultar artigo completo em Dinheiro Vivo