Lisboa - Forte de São Julião da Barra

Cibersegurança e Soberania

16 de Maio de 2018

O Gabinete Nacional de Segurança, o Centro Nacional de Cibersegurança e a Microsoft Portugal gostariam de o convidar para o evento Cibersegurança e Soberania, a decorrer no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, no próximo dia 16 de maio.

Numa era em que o ciberespaço se tem vindo a tornar crescentemente relevante, as três entidades propõem--se contribuir para uma melhor compreensão da temática, à luz da inovação tecnológica, com intervenção de especialistas nacionais e internacionais.

Com o objetivo de concorrer para um ecossistema de ciberespaço mais seguro e o reforço de políticas públicas de segurança, serão abordados temas como o novo perímetro de Segurança, o papel da Inteligência Artificial e Cognitiva e das novas tecnologias como Blockchain.

Atenta a complexidade exponencial destes temas, consideramos essencial a cooperação entre entidades, designadamente através da conjugação de esforços entre entidades públicas de relevo na Segurança e entidades líderes de mercado na área Tecnológica e de Segurança Digital.

Assim, o Gabinete Nacional de Segurança, o Centro Nacional de Cibersegurança e a Microsoft Portugal formalizarão a assinatura de um protocolo que consubstancia o Microsoft Government Security Program.

No âmbito deste protocolo, a Microsoft Corporation partilhará informação confidencial de segurança produzida pelo Microsoft Cybercrime Security Center com vista ao apoio do Estado português no combate ao Cibercrime.

Será ainda celebrado um segundo protocolo, no âmbito do Ministério da Justiça que prevê a disponibilização, à Polícia Judiciária, de uma ferramenta tecnológica desenvolvida pela Microsoft - denominada PhotoDNA - que permite a identificação unívoca de imagens, sendo utilizado maioritariamente na prevenção e combate a crimes de exploração/pornografia infantil.