Previsões animadoras. Emprego nas TIC em Portugal pode crescer até 12% este ano

O setor das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) continua a impulsionar o mercado de trabalho em Portugal, com um crescimento que tem vindo a consolidar o país como um dos principais polos tecnológicos da Europa. Uma análise recente da Eurofirms – People First revela que o número de profissionais nas TIC atingiu os 220 mil durante o ano passado, o que corresponde a um aumento superior a 60% desde 2019. A consultora prevê ainda um crescimento adicional entre 8% e 12% até ao final deste ano.
O relatório, agora lançado pela primeira multinacional espanhola de gestão de talento, destaca a valorização salarial no setor: o salário médio anual bruto atingiu os 46 mil euros, com a região de Lisboa a registar picos de 50 mil euros. Esta subida traduz um aumento entre 35% a 40% desde 2019, tendo estabilizado após 2022, acompanhando as tendências da inflação económica.
Apesar dos números promissores, o setor continua a ser confrontado com o desafio da desigualdade de género. Dos 220 mil profissionais das TIC em 2024, apenas 32% são mulheres.
Full-Stack Developers, Data Scientists, UX/UI Designers e especialistas em linguagens como SQL, Python e JavaScript lideram a lista dos perfis mais procurados em funções técnicas. Em cargos de gestão, as funções de Project Manager, Team Leader e Head of IT ganham relevância e refletem a necessidade de profissionais com competências técnicas aliadas a soft skills de liderança e gestão de equipas.
Lisboa e Porto continuam a concentrar a maior fatia das oportunidades, mas o crescimento do setor está a estender-se a outras regiões, nomeadamente Braga, Aveiro e Coimbra. “Esta descentralização está intimamente ligada à presença de instituições de ensino superior de referência nestas zonas, como a Universidade do Minho ou a Universidade de Coimbra”, pode ler-se nu...
Consultar artigo completo em RH Magazine