Java e analítica dominam oferta de emprego em TI
A procura por profissionais competentes na linguagem corresponde a 30% dos projectos, diz um estudo da Msearch.
As empresas de TI em Portugal procuram actualmente sobretudo programadores Java e recursos humanos para iniciativas referentes a analítica de dados. A primeira tendência de oferta refere-se a 30% dos projectos e a segunda a cerca de 26% ‒ 14% ligados a BI e 12% a ciência de dados ‒ diz o guia Msearch Market Trends, de 2018.
Contudo, os programadores competentes em PHP constituem o grupo de profissionais alvo da segunda maior procura: concentra 18% dos recursos humanos requisitados. O estudo destaca ainda a atitude dominante entre os profissionais de IT no momento da negociação para um novo emprego. Valorizam o interesse no projecto, a posição da empresa em relação à concorrência e as possibilidades de progressão na carreira, além do pacote salarial, destaca um comunicado.
“O mercado das TI é muito dinâmico devido ao facto de existir pleno emprego. Aqui, o mais importante para as consultoras e para as empresas empregadoras é agir com rapidez na captação de profissionais adequados. Este sentido de urgência foi apreendido há muito pelas empresas da área e começa agora a sê-lo pelas empresas não tecnológicas que pretendem recrutar profissionais de TI” afirma Mafalda Vasquez, directora da Msearch.
Segundo o estudo, a oferta de emprego referente a funções na cibersegurança aumentou, mas corresponde apenas a 10% da procura de recursos humanos. Com registo superior, 16%, actualmente, surgem as solicitações dirigidas a engenheiros de software.
O potencial de emigração de recursos humanos para o estrangeiro continua a ser marcante.
Nesse contexto, o potencial de emigração de recursos humanos para...
Consultar artigo completo em Computer World
-
Lisboa - Full-time - Híbrido
-
Full-time - Remoto
-
Lisboa - Full-time - Remoto
-
Lisboa, Porto, International - Full-time - Remoto
-
Lisboa - Híbrido




