RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

25 de novembro de 2020 - Computer World

Fujitsu implementa computação de alto desempenho na Universidade de Coimbra

Fujitsu implementa computação de alto desempenho na Universidade de Coimbra

Uma solução de computação de elevado desempenho (HPC) na Universidade de Coimbra, que vai contribuir para a liderança científica e tecnológica daquela instituição.

A solução HPC da Fujitsu fornecida através de servidores PRIMERGY CX400 proporciona à Universidade de Coimbra um elevado poder de processamento, que será utilizado pelas suas equipas para renovar a aposta na inovação e na investigação científica. Com o novo sistema topo de gama ao nível da computação de elevado desempenho, a Universidade de Coimbra conta desenvolver avanços significativos em áreas de simulações não-lineares complexas, como o mapeamento do genoma humano ou o cálculo da propagação dos fogos florestais.

Ao procurar transformar a sua plataforma tecnológica, os objetivos da Universidade de Coimbra eram claros: assegurar o melhor desempenho possível dentro do orçamento disponível e com o menor consumo possível de energia.

Luís Simões da Silva, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra explica que “é um enorme desafio manter uma instituição com 730 anos como uma universidade líder a nível global. Tentamos combinar as necessidades da indústria e dos negócios com o conhecimento e a pesquisa que podemos fornecer internamente, para transformar essa inovação em valor a nível local e global. No ano passado, a Universidade de Coimbra foi a instituição com o maior número de patentes registadas no nosso país. Mas precisávamos de uma nova solução de computação de alto desempenho, para continuar a trabalhar nos problemas que o mundo precisa resolver.”

Pedro Alberto, Professor de Física da Universidade de Coimbra, explica a diferença que esta nova solução de HPC traz ao seu departamento, afirmando que “a solução Fujitsu, baseada em servidores PRIMERGY, permitiu-nos aumentar o poder de processamento e o armazenamento, permitindo à nossa comunidade desenvolver projetos que não podiam fazer antes, especialmente aqueles relacionados com big data...

Consultar artigo completo em Computer World