RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

23 de setembro de 2021 - Tek SAPO

Escolas debatem-se com escassez de professores de informática no arranque do ano letivo

Escolas debatem-se com escassez de professores de informática no arranque do ano letivo

Há quase 2.000 horas de aulas ainda por atribuir. São as escolas que tentam agora suprir estas falhas, para poder arrancar a 100% com o ano letivo. Na área da informática vai ser difícil equilibrar as necessidades que ainda existem com a pouca oferta disponível. 

Haverá apenas 31 professores de informática ainda disponíveis para preencher centenas de horas de aula por atribuir, noticia esta quinta-feira o jornal Público, tendo por base uma listagem da Direcção-Geral da Administração Escolar (DGAE).  

Segundo o diário, a lacuna é estrutural e tem-se agravado nos últimos anos, com a profissão a revelar pouca capacidade para atrair quem tem a formação exigida, que acaba por preferir outros percursos profissionais.   

Esta quarta-feira existiam 397 horas de aulas de informática por preencher, entre os horários que ainda estão em falta neste arranque de ano letivo um pouco por todo o país, segundo dados do site Escolas Perto de Mim, apurados pelo Expresso. 

O mesmo site indicava que, a nível nacional, estão por preencher 1.925 horários em 553 escolas, o que segundo a Fenprof significa que mais de 100 mil alunos continuam sem aulas, a uma ou mais disciplinas. 

A maior parte das vagas por preencher referem-se a professores de informática, técnicos especializados (como psicólogos ou assistentes sociais), professores de geografia e de física e química, por esta ordem. A maior parte das vagas que as escolas estão agora a tentar suprimir referem-se a professores de informática (20,7%). 

No alerta lançado esta quarta-feira sobre o assunto, a Fenprof sublinhava a importância da “valorização da profissão docente, designadamente no que respeita à estabilidade, carreira ou condições de trabalho, medidas indispensáveis para tornar a profissão atrativa”, uma reivindicação feita de forma genérica para a profissão. Os horários que ainda estão por preencher n...

Consultar artigo completo em Tek SAPO