RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

12 de dezembro de 2022 - ECO

Aos 50 anos, primeira tecnológica portuguesa está insolvente

Aos 50 anos, primeira tecnológica portuguesa está insolvente

Dois anos depois de ter sido comprada pelo grupo de engenharia Future, Compta está em processo de insolvência e sem presidente executivo. 

Fundada em 1972, a tecnológica portuguesa Compta foi declarada insolvente. A sentença foi emitida na passada quarta-feira pelo Juízo de Comércio de Sintrae agora a empresa está sob gestão de um administrador judicial, segundo o portal Citius. A situação acontece dois anos depois de a empresa ter sido comprada pelo grupo português de engenharia Future, que mudou o nome da tecnológica para Future Compta.

“Fiquei surpreendido e triste por saber desta situação. A empresa sempre apresentou argumentos bastante sólidos”, comenta ao ECO o anterior dono da Compta, Armindo Monteiro. O gestor de empresas vendeu a tecnológica ao grupo Future em 2020, depois de mais de uma década como principal acionista e presidente executivo. Após a transação, Armindo Monteiro ocupou funções não executivas até ao final de 2021 e garante que a empresa “provou ser resiliente ao longo dos últimos anos”.

A Compta começou em 1972 como uma empresa de processamento de dados. Uma década depois, acrescentou a camada da comercialização de sistemas e em 1988 entrou para a Bolsa de Lisboa – onde permaneceu até novembro de 2019. Em 1992, a Compta também entrou para o mercado de comunicações e chegou a dominar este mercado na viragem do milénio. A partir de 2010, a tecnológica passou a apostar em produtos próprios e criou quatro centros de inovação e desenvolvimento.

Quando foi comprada pelo grupo Future, a Compta ficou com a mira apontada para a internacionalização. Em outubro de 2020, havia...

Consultar artigo completo em ECO