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26 de fevereiro de 2023 - Expresso

Farfetch lucrou menos 76% em 2022

Farfetch lucrou menos 76% em 2022

A Farfetch, empresa fundada pelo português José Neves e dedicada à venda de artigos de luxo, teve receitas recorde em 2022, de mais de 2 mil milhões de euros, mas não evitou uma queda de 76% do seu lucro anual

A Farfetch, empresa de comércio eletrónico de vestuário e acessórios de luxo fundada pelo português José Neves, fechou 2022 com um lucro de 344,8 milhões de dólares (324 milhões de euros ao câmbio atual), menos 76,5% do que no ano anterior.

Considerando apenas o quarto trimestre, a Farfetch contabilizou um prejuízo de 176,7 milhões de dólares (166 milhões de euros), que compara com o lucro de 96,9 milhões de dólares (ou 91 milhões de euros) alcançado no quarto trimestre de 2021. 

A empresa obteve no ano passado receitas recorde de 2,31 mil milhões de dólares (o equivalente a 2,18 mil milhões de euros), com um crescimento de 3% face a 2021, ou de 12% se forem descontadas as variações cambiais.

No entanto, o aumento mais acentuado de custos levou a Farfetch a piorar o seu resultado operacional, negativo em 847 milhões de dólares (796 milhões de euros), 78% pior do que em 2021.

Segundo a Farfetch, ao nível dos custos administrativos, as poupanças de custos conseguidas com os cortes de pessoal acabaram por ser anuladas pelo aumento das perdas cambiais e perdas em hedging, bem como por custos associados à consolidação de negócios adquiridos no ano passado, e encargos de marketing.

A empresa também viu a sua estrutura de custos aumentar por via de maiores encargos com amortizações (nomeadamente em relação a uma parceria com a Reebok e também relacionados com investimento tecnológico). E os pagamentos a funcionários em ações da empresa também penalizaram mais os gastos da Farfetch no ano passado.

Numa base ajustada, o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) passou de 1,6 milhões de dólares em 2021 para u...

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