RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

14 de maio de 2023 - Tek SAPO

Previsão de investimento de empresas portuguesas em TIC para 2023 nos 11,5 mil milhões

Previsão de investimento de empresas portuguesas em TIC para 2023 nos 11,5 mil milhões

O valor deverá continuar a crescer até 2026, aumentando a uma taxa anual composta a cinco anos de 4,1%, mas ainda assim abaixo da média europeia. As plataformas ligadas à Inteligência Artificial são apontadas como a área de mercado de maior subida em Portugal.

As organizações em Portugal vão investir cerca de 11,5 mil milhões de euros em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ao longo de 2023, de acordo com as estimativas da IDC. O valor deverá continuar a crescer nos próximos anos, atingindo os 12,9 milhões de euros até 2026.

A subida registada vai fazer-se a uma taxa anual composta (CAGR), a cinco anos, de 4,1% até 2026, ainda assim abaixo da média europeia que se situa nos 5,4%, revelam ainda os dados do “Worldwide ICT Spending Guide: Enterprise and SMB by Industry”.

Apesar dos desafios macroeconómicos em curso, incluindo o impacto da guerra Rússia-Ucrânia, dos preços elevados da energia e do aumento das taxas de juro, espera-se que os gastos com as TIC em Portugal continuem a crescer e que venham a ser impulsionados por indústrias como a do consumo final, o setor bancário e os serviços profissionais, aponta a IDC com base no relatório.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) continuará a apoiar os investimentos públicos, mas o atraso na implementação do PRR vai acabar por se manter, mesmo com alguma recuperação ao longo de 2023. O produto interno bruto (PIB) do país deverá crescer cerca de 1,0%, em 2023. E, embora os preços grossistas da energia tenham diminuído recentemente, e o sentimento económico tenha melhorado, as perspetivas de crescimento para permanecem moderadas devido às incertezas em torno dos custos da energia, quer para consumidores como para empresas.

"ESPERA-SE QUE A INFLAÇÃO E OS PREÇOS DA ENERGIA PERMANEÇAM ELEVADOS, E ISSO CONTINUARÁ A AFETAR OS ORÇAMENTOS DE TI EM P...

Consultar artigo completo em Tek SAPO