RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

15 de outubro de 2025 - ECO

Reckon.ai muda de CEO. Dois co-founders deixam a empresa

Reckon.ai muda de CEO. Dois co-founders deixam a empresa

Rutger Planken substituiu a 1 de outubro a CEO e co-founder Ana Pinto e o CTO e co-funder Paulo Ribeiro. O ECO sabe que ambos saíram por mútuo acordo. 

Reckon.ai, a startup portuense que desenvolve armários inteligentes que utilizam inteligência artificial e visão computacional, tem um novo presidente executivo. Ana Pinto, a atual CEO e co-founder saiu, e passou testemunho a Rutger Plankenque esteve até julho como vice-presidente executivo e diretor-geral para a Europa e Reino Unido da 365 Retail Markets, uma líder de mercado norte-americana na tecnologia de retalho não assistido.

Mas Ana Pinto não foi a única baixa. Paulo Ribeiro, CTO e co-founder, também deixou a empresa que, no final de julho, captou 5,1 milhões de euros para alavancar a sua expansão internacional, em particular, na criação de micro lojas inteligentes nos EUA, mas também para estender a atividade a novos segmentos de mercado, como o farmacêutico, cosmética e eletrónica. Atualmente, a startup opera em mais de dez mercados, como Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Reino.

O ECO sabe que ambos os co-founder saíram por mútuo acordo.

Rutger Planken é especialista em áreas tecnológicas, em transformação digital e em aumentar a escala dos negócios. Tem a sua própria empresa de prestação de serviços de consultoria na área da inovação e crescimento empresarial – trabalhou, por exemplo, com o clube de futebol Ajax – e já passou por grandes empresas como a Unilever (onde foi, entre outras funções, diretor e fundador da FoodServicehub, o braço de inovação da Unilever) e a TomTom.

A sua nomeação foi anunciada esta terça-feira nas redes sociais, mas o responsável já está em funções desde 1 de outubro.

Consultar artigo completo em ECO