Olimpíadas Internacionais de Informática: estão escolhidos os alunos que representam Portugal em 2024
Já são conhecidos os quatro alunos que irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática. A prova acontece no Egito, no próximo mês de setembro.
Tomás Faria, Laura Muliar, Miguel Pereira e Hlieb Boiarkin são os quatro alunos que vão representar Portugal na edição de 2024 das Olimpíadas Internacionais de Informática, que decorrerá no Egipto, entre os dias 1 e 8 de setembro.
Esta é a quarta participação de Tomás Faria nas Olimpíadas Internacionais de Informática, enquanto Laura Muliar representa o país pela segunda vez. Para Miguel Pereira e Hlieb Boiarkin será uma estreia.
A APDSI nota, em comunicado, que os jovens foram consistentemente os quatro primeiros na final nacional, na prova de seleção e na prova das olimpíadas da europa ocidental. A prova final decorreu no passado dia 8 de junho, e desafiou os oito alunos apurados da Final Nacional das ONI 2024 a resolverem quatro problemas.
Recorde-se que, em 2023 Portugal marcou presença na competição com uma delegação que, pela primeira vez, integrou um elemento do sexo feminino.
Embora não tenha conquistado medalhas, a delegação representou Portugal “com muito orgulho e saber, mostrando o esforço que todos os participantes e professores investiram nesta competição”, referiu a organização na altura.
Ao todo, na edição de 2023 das Olimpíadas Internacionais de Informática, participaram 354 alunos de escolas secundárias vindas de 88 países e regiões. As provas decorreram ao longo de dois dias, com teste...
Consultar artigo completo em Tek SAPO




