Jovens talentos representam Portugal no European Cybersecurity Challenge 2025

Portugal é uma das 39 equipas em competição na nova edição da competição europeia de cibersegurança, com 10 jovens que foram selecionados através do Cyber Security Challenge PT.
Já começou a edição de 2025 do European Cybersecurity Challenge (ECSC). Este ano, entre os dias 6 e 10 de outubro, a cidade de Varsóvia, na Polónia, recebe a maior competição europeia de cibersegurança, promovida pela Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA).
Portugal representa uma das 39 equipas em competição, com 10 jovens talentos que foram selecionados através do Cyber Security Challenge PT, que resulta de uma colaboração entre o Centro Nacional de Cibersegurança, o Instituto Superior Técnico, a Universidade do Porto e a Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação (AP2SI).
A Team Portugal é composta por Bruno Mendes, André Cadete, Diogo Correia, Gonçalo Sarabanda, Henrique Oliveira, João Salgueiro, Kevin Pucci, Mateus Aguiar, Rafaela Rodrigues e Tomás Vicente. Durante o ECSC 2025, os jovens serão acompanhados por uma equipa de treinadores que conta com Pedro Adão, André Baptista, Nuno Sabino e Carlos Pires.
Ao todo, na edição de 2025 do ECSC competem 34 equipas oficiais europeias, às quais se juntam 5 equipas convidadas, de países como Kosovo, Estados Unidos, Austrália, Canadá e Costa Rica.
Ao longo dos próximos dias, as equipas vão participar numa série de desafios relacionados com segurança informática em várias áreas, entre web, mobile, criptografia, engenharia reversa e forense, detalha a ENISA. Além de momentos de networking e reflexão, o ponto alto do ECSC acontece nas rondas finais da competição, onde serão reveladas as equipas vencedoras.
Consultar artigo completo em Tek SAPO