RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

30 de março de 2021 - Dinheiro Vivo

A tecnologia já não é só para homens, mas ainda há um longo caminho a percorrer

A tecnologia já não é só para homens, mas ainda há um longo caminho a percorrer

Leah, Maria João e Sílvia têm profissões e idades diferentes, mas algo em comum: todas trabalham no setor das tecnologias de informação. A presença feminina na tecnologia tem vindo a crescer ao longo dos anos, dizem, mas ainda há muito espaço para evoluir.

Mesmo com algum aumento na representatividade ao longo dos últimos anos, as mulheres continuam a ser uma minoria no mundo da tecnologia. De acordo com dados do Eurostat, as mulheres representavam 41% do total dos empregos ligados à ciência e engenharia na União Europeia (dados de 2019). Há já vários anos que a indústria tecnológica tenta abordar o tema, mas fazer crescer o número de mulheres na área das STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês) continua a ser uma questão ainda sem fórmula mágica à vista.

Leah Bucellato, Maria João Mira Paulo e Sílvia Neiva trabalham para as tecnológicas Unbabel, Talkdesk e Critical Techworks, respetivamente. Com percursos e profissões díspares, as três reconhecem que ainda há espaço para evoluir na representatividade feminina no mundo tecnológico.

Para Maria João Mira Paulo, que ingressou em 2019 na Talkdesk, tudo começou com um Gameboy Advance. Hoje desempenha funções como engenheira de software na tecnológica dedicada a soluções para centros de contacto; o interesse pela área da tecnologia existe desde que se lembra, diz. "Sempre me senti muito ligada à área da tecnologia, mesmo quando era criança. Era viciada no meu Gameboy Advance e levava-o para todo o lado - com especial gosto pelo Super Mario Bros, que passava horas a jogar (e tinha bastante jeito)".

À medida que foi crescendo, o entusiasmo aumentou, dedicando mais atenção às tendências do mundo tecnológico. Anos depois, terminava o mestrado em engenharia informática na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Maria João sempre teve noção da falta de representatividade neste setor. "Tinha bastante noç...

Consultar artigo completo em Dinheiro Vivo