RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

14 de abril de 2021 - Computer World

Diversidade de género: mulheres sentem falta de referências femininas em IT

Diversidade de género: mulheres sentem falta de referências femininas em IT

A investigação, que contou com a participação de 13.000 homens e mulheres a exercer no setor de IT, concluiu que quase metade das mulheres (43%) encontraram por si próprias a vaga para o seu cargo atual.

De acordo com o último estudo da Kaspersky, mais de um terço (38%) das mulheres que trabalham na área de IT consideram que o número reduzido de mulheres no setor as fez recear o ingresso na profissão. Sublinhando a importância de ter modelos ou referências na luta pela diversidade de género na indústria tecnológica, a investigação concluiu que apenas 19% das mulheres que trabalham atualmente no setor foram encorajadas por um modelo feminino a abraçar a profissão.  

A investigação, que contou com a participação de 13.000 homens e mulheres a exercer no setor de IT, concluiu que quase metade das mulheres (43%) encontraram por si próprias a vaga para o seu cargo atual. Além disso, um terço (33%) das mesmas revelaram ter sido encorajadas a dedicar-se à tecnologia durante a sua educação, quer fosse na escola ou já na faculdade. Estes resultados demonstram alguns sinais de mudança, mas a atual falta de representação feminina no setor tecnológico continua a ser um obstáculo para alcançar a diversidade.

Embora se tenham dado passos bastante positivos ao longo dos tempos para reverter os estereótipos de género no seio da indústria, consciencializar as estruturas organizacionais e mudar algumas atitudes culturais, ainda têm que ser feitas muitas mudanças para se chegar a uma maior representação feminina. Se não houver exemplos femininos a seguir, não é possível a existência de um caminho claro que leve as jovens mulheres da educação...

Consultar artigo completo em Computer World