RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

22 de abril de 2021 - Observador

Governo cria semana dedicada às mulheres em tecnologia e engenharias

Governo cria semana dedicada às mulheres em tecnologia e engenharias

É objetivo do Governo "reverter a tendência de redução da participação de raparigas e mulheres nas TIC e engenharias", e, por isso, promove esta iniciativa: uma semana dedicada às raparigas em TIC.

A percentagem de mulheres licenciadas em tecnologias de informação e comunicação (TIC) caiu cerca de 19% nos últimos 22 anos e para contrariar a tendência o Governo vai organizar uma semana dedicada às raparigas em TIC, com várias atividades “online”.

De acordo com a informação do gabinete da secretária de estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, a criação da semana dedicada às raparigas em TIC — “Girl in ICT Week” — serve para assinalar o décimo aniversário do Dia Internacional das Raparigas nas TIC, criado pela União Internacional das Telecomunicações em 2011, e que é celebrado anualmente na quarta quinta-feira de abril.

A “Girl in ICT Week” decorre entre 22 e 29 de abril e “insere-se no objetivo do Governo de reverter a tendência de redução da participação das raparigas e mulheres nas TIC e nas engenharias”, fazendo, por isso, parte do “Projeto Engenheiras Por Um Dia”, criado em 2017.

Os números oficiais relativos às mulheres licenciadas em TIC dão conta de que desde 1999 a tendência tem sido quase sempre de diminuição, já que nesse ano a percentagem era de 26% para depois baixar para os 17,5% em 2009, tendo havido alguma recuperação em 2019 quando se conseguiu chegar aos 21%.

“O que se pretende é melhorar estes indicadores, tal como os relativos ao mercado de trabalho”, refere o gabinete da secretária de Estado, sublinhando que através das áreas da cidadania e da igualdade, o Governo tem tentado colocar este tema na agenda política e mediática.

A semana inclui várias atividades “online” de partilha de conhecimento, experiências e esclarecimento de dúvidas, envolvendo as entidades parceiras do “Projeto Engenheiras Por Um Dia” e instituiçõ...

Consultar artigo completo em Observador