RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

23 de abril de 2021 - Observador

Consórcio anglo-americano investe 3,5 mil milhões de euros para criar centro de dados em Sines

Consórcio anglo-americano investe 3,5 mil milhões de euros para criar centro de dados em Sines

O fundo Davidson Kempner – que tem vindo a comprar malparado do Novo Banco – e os britânicos da Pioneer Point Partners vão criar um dos maiores centros de dados da Europa. Com 1.200 trabalhadores.

A Start Campus, uma empresa detida pelos norte-americanos da Davidson Kempner Capital Management LP (Davidson Kempner) e pelos britânicos da Pioneer Point Partners, vão investir 3,5 mil milhões de euros para criar um campus apelidado de “Hyperscaler Data Centre”, com capacidade até 450MW”, em Sines. De acordo com os responsáveis do projeto, este investimento vai criar até “1.200 postos de trabalho diretos altamente qualificados”.

O fundo de investimento Davidson Kempner Capital Management LP tem sido um dos principais compradores das polémicas carteiras de crédito malparado do Novo Banco, nomeadamente o projeto “Nata II“, em 2019, e o portfólio Wilkinson, em março deste ano. As vendas recentes do Novo Banco, muitas delas a um preço muito inferior ao valor de balanço, estão a ser alvo de uma comissão parlamentar de inquérito atualmente em curso, uma vez que as perdas com muitos destes ativos estão cobertas por um mecanismo de capital contingente (que já resultou em injeções superiores a 3.900 milhões de euros no Novo banco).

De acordo com a Start Campus, o objetivo é que o “Sines 4.0 tenha uma pegada de carbono líquida zero, garantindo preços de energia competitivos a nível global, segurança, estabilidade e compliance em segurança de dados”. Os responsáveis do projeto esperam ainda que os “postos de trabalho tenham uma maioria de trabalhadores portugueses”.

Ao Observador, Sam Abboud, sócio e um dos fundadores da Pioneer Point Partners, disse que os responsáveis planeiam que este seja um dos “maiores centro de dados verdes na Europa”. Adic...

Consultar artigo completo em Observador