RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

22 de junho de 2021 - Jornal de Negócios

Oakley Capital compra tecnológica portuguesa Primavera e cria novo grupo ibérico

Oakley Capital compra tecnológica portuguesa Primavera e cria novo grupo ibérico

O fundo Oakley Capital anunciou a aquisição da empresa portuguesa de software de gestão Primavera. Juntamente com a espanhola Ekon, será criado um novo grupo na Península Ibérica focado em soluções para as PME. ​​​​​​

O Oakley Capital Investments chegou a acordo para adquirir a empresa portuguesa Primavera, que disponibiliza software de gestão em cloud e sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), utilizado para gestão de processos dentro das empresas. As soluções da Primavera têm especial incidência junto das PME, no mercado português e em alguns países africanos com língua portuguesa. Em comunicado, é indicado que o Oakley "fez uma contribuição indireta de 11 milhões de libras através do Fund III", cerca de 12,85 milhões de euros, à atual conversão. Ainda assim, este valor representa apenas um contributo parcial e não o valor total do negócio, uma vez que "as partes envolvidas acordaram não divulgar os detalhes financeiros da transação". O negócio está ainda sujeito a aprovação por parte dos reguladores, refere o comunicado.

A Primavera, criada em 1993, vai ser combinada com a espanhola Ekon, uma das empresas que integra o portefólio do Oakley desde 2019, dando origem a um novo grupo na Península Ibérica, que atuará no mercado com o nome Grupo Primavera. O comunicado especifica que este "será o maior fornecedor de software independente" no mercado ibérico.

"A empresa foi adquirida aos seus fundadores, José Dionísio e Jorge Batista, que vão continuar a investir ao lado do Fund III na nova entidade emergente e continuarão a co-liderar o negócio Primavera", é possível ler no comunicado. Na sequência desta transação, "os fundadores e acionistas maioritários da Primavera BSS constituíram-se também como acionistas de referência do novo grupo empresarial, logo após a posição maioritária do fundo que lidera - a Oakley Capital."

Além da Ekon e da Primavera, este novo grupo empresaria...

Consultar artigo completo em Jornal de Negócios