RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

24 de junho de 2021 - Jornal de Negócios

Investimento em centros de dados deverá crescer em Portugal nos próximos anos, diz CBRE

Investimento em centros de dados deverá crescer em Portugal nos próximos anos, diz CBRE

O investimento em centros de dados promete ser uma tendência no futuro e essa expansão poderá ter também impacto em Portugal, aponta a consultora na prestação de serviços no setor imobiliário. 

No primeiro relatório sobre o mercado de centros de dados em Portugal, a CBRE aponta que o investimento nesta área deverá crescer no mercado português, impulsionado pelo desenvolvimento de tecnologias como a internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA) ou a computação em cloud, entre outras.

A análise feita pela empresa aponta que a procura por parte de empresas de computação em nuvem tenha sido responsável por parte do crescimento nos mercados europeus mais tradicionais. A consultora indica também que se começa agora "a revelar um interesse semelhante no mercado português". 

"Apesar de o mercado português de centros de dados ser pequeno, com uma presença limitada de operadores internacionais e ainda sem prestadores hiperescala [os maiores prestadores de computação cloud e serviços de internet, que constroem os próprios centros de dados]", diz a CBRE, a consultora identificou 27 centros de dados de colocação e alojamento. "No entanto, deste conjunto, 12 prestam serviços de TI e alojamento, o que significa que o operador possui não apenas o centro de dados, mas também os servidores internos - ou seja, trata-se de uma venda de um serviço em oposição a um arrendamento de espaço, o denominado mercado de colocação." A maioria destas instalações fica em Lisboa ( com sete centros de dados de colocação com operador neutro) e no Porto e é gerida por empresas portuguesas de telecomunicações ou de infraestruturas, continua a CBRE.

Anthony Labadie, diretor de data centre solutions da CBRE para o mercado ibérico, avança que o mercado de data centres na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) deverá continuar a passar por "um crescimento sustentado ao longo de 2021 e em 2022 e que o desenvo...

Consultar artigo completo em Jornal de Negócios