RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

13 de julho de 2021 - Computer World

Fujitsu implementa solução de RFID no Centro Hospitalar e Universitário de São João

Fujitsu implementa solução de RFID no Centro Hospitalar e Universitário de São João

Este projeto tecnológico assegura o controlo, rastreabilidade e gestão automatizada dos stocks de toda a roupa geral e fardamento em circulação no CHUSJ.

A Fujitsu, em parceria com a Daylife, implementou um sistema de gestão de roupa hospitalar baseado em tecnologia RFID-UHF, no Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ). 

Este projeto tecnológico assegura o controlo, rastreabilidade e gestão automatizada dos stocks de toda a roupa geral e fardamento em circulação no CHUSJ, englobando os polos de S. João e Valongo – até ao momento foram colocados muitos milhares de tags RFID-UHF da Fujitsu em peças de roupa e fardamento. A aplicação do tag RFID-UHF na peça têxtil permite identificar de forma inequívoca cada peça ao longo de todo o circuito hospitalar, desde a entrada no hospital por via do circuito de limpos, até ao seu envio após a sua utilização, para a lavandaria, rastreio que acontecerá ao longo de toda a vida útil da peça. 

O projeto conta com uma solução tecnológica composta por mais de 60 equipamentos, entre os quais Armários de Dispensação Automática de Fardamento, estrategicamente distribuidos pelo hospital, que asseguram a disponibilidade de fardamento a todos os profissionais do hospital de forma fácil e segura, em qualquer momento (24/7). Adicionalmente, todo o circuito da roupa encontra-se dotado de processos otimizados de gestão e controlo, sendo possível reconhecer o perfil de consumo de cada unidade e assim antever necessidades de reposição, mantendo uma prestação de serviço de elevada qualidade.

Projecto RFID inovador de rastreabilidade têxtil no SNS

O Centro Hospitalar Universitário de São João, composto pelos Polos de São João e Valongo, lançou, em 2018, um concurso público internacional para “Prestação de Serviços de Lavandaria ao Centro Hospitalar de S. João, E.P.E. com instalação de sistema de rastreabilidade têxtil” que compree...

Consultar artigo completo em Computer World