RSS

Notícias

Notícias e novidades em tecnologica e recrutamento

6 de outubro de 2021 - Tek SAPO

Maioria das empresas europeias têm dificuldade no recrutamento de colaboradores para trabalho em TIC

Maioria das empresas europeias têm dificuldade no recrutamento de colaboradores para trabalho em TIC

Um estudo da RAND para a Salesforce indica que a falta de competências digitais pode levar a perdas significativas para as empresas. 

No mais recente estudo da Salesforce, conduzido pela RAND Europe, sob o tema “Digital Skills Research”, foram analisados os aspetos da falta de competências digitais dos trabalhadores, destacando que estes atingiram um ponto crítico. O estudo refere que não existem pessoas suficientes e com competências digitais certas, para impulsionar a transformação das suas empresas, tanto para a atualidade como para o futuro.

Olhando para os números, o estudo indica que 64% das grandes empresas e 56% das PMEs europeias têm dificuldade em recrutar para vagas de emprego ligadas à área das TIC. Diz que 87% dos gestores sofrem as consequências desta lacuna nas suas equipas de trabalho e que a falta de competências digitais pode significar perdas significativas para as empresas.

A Salesforce diz que a oferta de formação não dá resposta à vasta procura das competências digitais. E esta lacuna continua a aumentar devido a fatores como as novas tecnologias emergentes, as desigualdades sociais e económicas sistémicas. Entre as lacunas de competências digitais encontram-se a utilização de dispositivos digitais, aplicações de comunicação e redes para aceder e gerir informações, desde a pesquisa online básica, uso de email ou programação e desenvolvimento de software. A empresa refere que aquilo que foi uma migração gradual durante uma década, as experiências digitais aceleraram nos últimos 18 meses devido à pandemia.

O estudo salienta que deve ser feito um investimento sustentado em competências digitais para apoiar as mudanças impulsionadas pela digitalização em oportunidades de carreira. Sendo este essencial na recuperação económica global, assim como crescimento económico resiliente e de longo prazo.

Entre as causas das lacunas apontadas, o estudo diz que a procura de ta...

Consultar artigo completo em Tek SAPO