Dona da Google vai despedir 12 mil trabalhadores
A Alphabet anunciou esta sexta-feira o despedimento de mais de 6% da sua força de trabalho em todo o mundo. O anúncio foi feito pelo CEO da empresa através de um email enviado aos trabalhadores.
A Alphabet, dona da Google, vai dispensar mais de 6% da sua força de trabalho global, cerca de 12 mil pessoas, tornando-se assim a última grande tecnológica a retrair-se depois de vários anos de crescimento e contratações.
De acordo com um artigo do Expresso, datado de agosto de 2022, a Google terá cerca de 600 trabalhadores em Portugal.
A informação foi transmitida através de um email interno enviado pelo CEO da tecnológica, Sundar Pichai, aos trabalhadores e vista pela Bloomberg. O responsável máximo da Alphabet afirmou que assume "total responsabilidade pelas decisões que levaram" a que esta solução tivesse que ter tomada.
"Estes são momentos importantes para afunilarmos o nosso foco, redesenharmos a nossa base de custos e direcionar o nosso talento e capital para as prioridades", escreveu Pichai no email. O responsável máximo explicou ainda que a empresa tem uma "oportunidade substancial" com a inteligência artificial, uma área e investimento chave onde a Alphabet tem enfrentado grande competição.
Nos últimos meses, a tecnológica tem inclusive realizado alguns cortes, tendo cancelado o lançamento da próxima geração do seu portátil Pixelbook e encerrado o serviço de videojogos na "cloud", Stadia.
Com este anúncio, a Google junta-se assim a outras gigantes tecnológicas, como a Microsoft, a Meta, o Twitter e a Amazon que têm vindo a realizar cortes no número de trabalhadores, numa altura em que estas empresas têm sido muito penalizadas pelas dificuldades económicas globais e elevada inflação.
A Google tem sido uma ...
Consultar artigo completo em Jornal de Negócios




